quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Portugal com excedente comercial de 315 Milhões de Euros


 O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) classifica como "momento histórico" o excedente comercial de 315 milhões de euros alcançado nos primeiros oito meses do ano. 

De acordo com dados do Banco de Portugal, divulgados no Boletim Estatístico, entre Janeiro e Agosto de 2012, as exportações de bens e serviços portugueses atingiram 43,2 mil milhões de euros, um aumento de 6,7% em relação a 2011.

Face a estes números, Portugal atingiu, no acumulado, um excedente comercial de 315 milhões de euros, ou seja, as exportações foram superiores às importações.

Segundo a AICEP, o contributo para a melhoria do saldo veio mais do lado do aumento das exportações (55,9%) que da redução das importações (44,9%).

O saldo entre exportações e importações de bens foi negativo em 5.530 milhões, enquanto nos serviços se registou um excedente de 5.845 milhões de euros.

Para o comportamento positivo das exportações portuguesas contribuíram significativamente os países extracomunitários que, "com um crescimento homólogo de 22,9%, foram responsáveis por 6,1 pontos percentuais num crescimento global das exportações portuguesas de bens e serviços de 6,7%". 

As rubricas "Viagens e Turismo e Máquinas e Aparelhos" representaram as principais exportações, com quotas de 13,4% e 10,5% no total, respectivamente, com crescimentos de 5,9% e 14,1%.

O défice da balança comercial portuguesa foi, durante dezenas de anos, um dos principais, se não o principal, problemas da economia nacional. Este ajustamento é uma prova inequívoca de que os sacrifícios impostos por este governo, provocados pelo desgoverno socialista dos últimos anos, estão a valer a pena.

Esta é uma mudança histórica no panorama económico nacional que, a manter-se, fará com que o futuro de Portugal e dos Portugueses seja próspero e de crescimento económico.
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário