terça-feira, 9 de outubro de 2012

JSD de Miranda do Corvo aplaude Câmara Municipal de Miranda do Corvo pela redução do seu passívo em 23.83% entre Janeiro e Setembro.

A crise financeira a que o país foi sujeito, devido a políticas completamente irresponsáveis protagonizadas por anteriores governos, repercute-se nas famílias portuguesas mas também nas suas autarquias. O estado de pré-bancarrota em que o PS deixou Portugal coloca inúmeras dificuldades à gestão das Câmaras Municipais.

As dificuldades de financiamento do país obrigaram a uma redução agravada das verbas destinadas aos munícipios portugueses. Parece-nos óbvio que, no actual estado em que Portugal se encontra, todos têm de fazer o maior esforço possível para reequilibrar o país.

Neste contexto,
só com uma gestão de enorme rigor é possível obter bons resultados, não onerando ainda mais o futuro das próximas gerações. É preciso saber racionalizar os custos, para ser possível continuar a proporcionar a melhor qualidade de vida possível aos mirandenses, apesar dos cortes referidos.


Apenas em 2010 e 2011 o governo dimínuiu as transferências de verbas, para o Município de Miranda do Corvo, em 854.901,32 Euros. Em 2010 Miranda recebeu do estado 4.951.778,32 Euros, em 2011 recebeu 4.642.069,94 Euros e em 2012 irá receber 4.097.877,00 Euros.

É fácil perceber que cortes desta natureza têm uma enorme importância nas contas do munícipio de Miranda do Corvo. É preciso uma gestão de enorme qualidade e rigor para manter o munícipio a crescer, apesar desta redução brutal de transferências do estado para a autarquia.

Para além destes cortes, existem diversas despesas que têm vindo a aumentar de forma acentuada. O aumento da carga fiscal na Energia, nas refeições e nos combustíveis, aumentaram imenso os gastos da Câmara Municipal. Estes são custos que não são controlados pelo munícipio e que, pela importância dos bens em causa, não podem ser dispensados.

A título de exemplo, em 2011, as principais despesas da Câmara Municipal, ao nível corrente, foram: Água - 342.746,19 Euros; Saneamento - 230.716.02 Euros; Resíduos Sólidos - 96.670,30 Euros; Combustíveis - 245.763,42 Euros; Energia - 572.751,40
Euros; Pessoal - 2.772.441,62 Euros; Refeições Escolares - 114.349,83 Euros.

Apesar deste contexto, de aumento da despesa em alguns bens essenciais devido a uma maior carga fiscal e de uma enorme diminuição das transferências do estado para o munícipio, o executivo PSD/CDS, liderado pela Dra. Fátima Ramos, conseguiu reduzir, até Setembro, o passivo da autarquia em 1.599.499,01 Euros, relativamente ao valor do passivo em Dezembro de 2011. Falamos de uma redeução de 23.38%, quase um quarto do valor total do passivo do munícipio, que se situa nos 5.204.595,16 Euros.

Este é, para a JSD de Miranda do Corvo, um óptimo exemplo de boa gestão e rigor, dado pela autarquia Mirandense ao seu povo, bem como, a todo o país. O Munícipio mostra assim que é possível racionalizar os seus custos continuando a prestar um admirável serviço aos mirandenses. A JSD pensa que este executivo PSD/CDS, bem como os excelentes funcionáiros da autarquia, merecem o louvor e aplauso de todos os mirandenses.

A JSD lança o desafio de que o bom trabalho não fique por aqui, pois, só será possível continuar a lançar investimentos estruturantes. É imperioso que a Dra. Fátima Ramos continue a guiar o seu executivo na diminuição nas áreas não essenciais, adaptando-se assim aos tempos de austeridade que correm, e, permitindo assim que a Câmara Municipal continue os investimentos nas áreas mais importantes.


A JSD refere ainda que é essencial que a autarquia continue atenta aos fundos europeus para financiamentos de projetos, porque só com uma grande contenção de despesas e com uma enorme atenção a esses fundos será possível continuar a ver aparecer, em Miranda do Corvo, investimentos estruturantes, como são exemplo, o Centro Educativo, o Edifício Multisserviços em Semide, o Mercado Municipal e a Casa das Artes.

O nível de endividamento do munícipio situa-se hoje muito próximo do nível existente em 2001. A liderança da autarquia pela coligação PSD/CDS em Miranda do Corvo, mostra que é possível realizar investimentos significativos, melhorando claramente a nossa qualidade de vida, mantendo o equilíbrio e a sustentabilidade do Concelho.

A JSD lamenta que, nos anos de governação socialista, o Governo de Portugal não tenha conseguido o mesmo que o PSD conseguiu em Miranda. Nos últimos anos, ao contrário do que se passou em Miranda, a qualidade de vida dos Portugueses baixou e o país não parou de endividar.

Estamos certos que todos os mirandenses, especialmente os mais jovens, agradecem e aplaudem o projeto de crescimento sustentável protagonizado por este executivo liderado pela Dra. Fátima Ramos. Hoje Miranda tem mais e melhor qualidade de vida e vê a sua dívida baixar. Que enorme exemplo para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário