terça-feira, 24 de maio de 2011

Já basta de mentiras. Desafiamos Ana Jorge e o governo socialista a colocarem de imediato os carris no ramal

Ana Jorge, cabeça de lista do Partido Socialista por Coimbra e actual Ministra da Saúde, defendeu sexta-feira em entrevista ao Diário de Coimbra a utilização de autocarros em vez de comboios como solução para o Metro Mondego / Ramal da Lousã.

Inquirida sobre o futuro do Metro Mondego Ana Jorge disse textualmente, segundo o jornal:
"Há alguns problemas relacionados com os túneis porque pode haver ali um meio de transporte relativamente leve e menos oneroso (autocarros). Esse pode ser o caminho a seguir, mas é preciso ver a compatibilização desse tipo de autocarros dedicados com os túneis."

Todos percebemos agora porque é que o governo do partido socialista se arrisca a pagar mais de sete milhões de euros de indemnizações para suspender a colocação dos carris tal como estava adjudicado.

Todos percebemos agora porque é que na Lousã no local da antiga linha de comboio foram alcatroadas estradas, feitas rotundas e construídos passeios.

Por detrás desta decisão absurda está o projecto do partido socialista de transformar o Ramal da Lousã numa estrada de alcatrão para autocarros.

É em momentos de distracção que vêm ao de cima as verdadeiras intenções. A Ana Jorge num momento de distracção fugiu-lhe a boca para a verdade.

Os mais atentos já há muito tinham percebido isto. Várias pessoas ligadas ao governo, em momentos de descuido, têm aparecido a falar em colocar autocarros no ramal.

Depois, perante a reacção firme da população, lá vão dizendo que afinal não é bem assim, que afinal não foram bem entendidos, que afinal só estavam a estudar o assunto, que afinal aceitam a ferrovia.

Já nos habituámos a esta hipocrisia socialista.

O alcatroamento do Ramal da Lousã com colocação de autocarros é a verdade que o partido socialista tenta a toda a força esconder por detrás da mentira mas que quando distraídos alguns socialistas, menos cautelosos, lá vão deixando escapar em momentos de deslize.

Ana Jorge usando a técnica Sócrates veio depois dizer à Lusa que afinal não foi bem aquilo que tinha dito. Que é tudo maledicência. Que a culpa é dos jornalistas que deturparam e truncaram as suas palavras.

Hoje, ficámos a saber pelo texto publicado pelo director do Diário de Coimbra que afinal a cabeça de lista socialista tinha dito mesmo tais disparates.

Que a entrevista até tinha sido gravada e que o jornal tem a gravação e que teve o cuidado de a reouvir. João Campos vai mesmo mais longe e denuncia que Ana Jorge tanto sabia que assim era que pelo menos até ontem não tinha pedido nenhum desmentido ao jornal.

Importa agora que o partido socialista e o governo demonstrem duma vez por todas quais as suas verdadeiras intenções. Estamos todos fartos de verdades escondidas por detrás das mentiras.

Se o partido socialista e o actual governo socialista defendem de facto um sistema de transporte sobre carris, que o demonstrem de imediato.

Já não nos chegam desculpas esfarrapadas para os deslizes.

Se Ana Jorge e o partido socialista querem de facto colocar um sistema ferroviário no ramal provem-no não pagando as indemnizações e mandando de imediato iniciar a colocação de carris.

Mas façam-no já e comecem a colocar os carris antes das eleições, para mostrarem que estão a falar verdade.

Grande parte do canal está já pronto a levar carris. No centro da Lousã o canal até já está alcatroado.

Lanço daqui um desafio a Ana Jorge, ao partido socialista e ao governo socialista. Comecem de imediato a colocar os carris no ramal.

A colocação dos carris fazia parte das empreitadas que estão a decorrer. O governo é que a mandou suspender.

Assim o governo poupa mais de sete milhões de euros de indemnizações e demonstra que nós estamos enganados.

Grande parte da plataforma está pronta para isso. Os trabalhos foram adjudicados aos empreiteiros. Tecnicamente é possível. Mãos à obra. Comecem já!

Mas comecem mesmo já. Não estou a falar de promessas para depois das eleições. Essas já todos percebemos o que valem.

É essa a única maneira de demonstrarem que as desculpas esfarrapadas não passam de mentiras para ocultar a verdadeira intenção de colocar autocarros no ramal.

O partido socialista tem demonstrado não ter qualquer respeito pelo nossa distrito e pela nossa gente. É um facto histórico. Desde prendarem-nos com a co-inceneração até nos tirarem as sedes das direcções regionais os exemplos são muitos.

Dentro desta linha de atitudes Sócrates tem imposto ao distrito uma cabeça de lista que do distrito pouco mais conhece do que os hospitais.

Vem aqui uma vez por outra na altura da campanha, desaparece durante a legislatura tirando uma ou outra vinda aos hospitais como ministra e lá volta depois de novo, uma vez por outra, para nova campanha.

Talvez por esse alheamento dos problemas do nosso distrito Ana Jorge se tenha descuidado e tenha deixado que a boca lhe fugisse para a verdade.

A atitude é indesculpável mas ainda podemos dizer que tem a atenuante da indiferença de Ana Jorge aos verdadeiros problemas do distrito.

Mas... e os outros candidatos do partido socialista? Como é possível que se tenham calado perante os disparates de Ana Jorge?

Como é possível que Mário Ruivo, candidato e presidente da distrital socialista se tenha calado perante tamanho disparate, preferindo dizer que sim ao partido do que defender o interesse do distrito?

Como é possível que Horácio Antunes, candidatos e antigo presidente da câmara da Lousã se tenha calado perante tamanho disparate, preferindo dizer que sim ao partido do que defender o interesse do seu concelho e do distrito?

Como é possível que Ana Gouveia, candidata e vereadora da câmara de Miranda se tenha calado perante tamanho disparate, preferindo dizer que sim ao partido do que defender o interesse do seu concelho e do distrito?

Não é por acaso que a semana passada Álvaro Maia Seco, candidato a presidente e actual vereador socialista da câmara de Coimbra veio publicamente afirmar que na equipa da secretaria de estado deste governo do partido socialista “a imbecilidade é muito grande”.

Este governo socialista tudo tem feito para substituir os carris por autocarros. Importa registar os factos.

Todos sabemos que o partido socialista está no poder há mais de seis anos.

Todos sabemos que até Janeiro do ano passado tínhamos comboios a circular no ramal da Lousã.

Todos sabemos que nessa data o actual governo socialista mandou arrancar os carris e interromper a circulação.

Todos sabemos que passados cinco meses, logo em Junho, o mesmo governo do partido socialista mandou suspender a já adjudicada colocação de carris (podendo ter que pagar mais de sete milhões de euros de indemnizações já reclamadas pelos empreiteiros).

Todos sabemos que desde essa data até hoje o mesmo governo não adjudicou mais nenhuma das empreitadas necessárias à continuação da obra.

Todos sabemos que a Assembleia da República aprovou uma recomendação ao governo no sentido de serem de imediato reactivadas as obras do Metro Mondego, no troço entre Serpins e a Portagem, com a necessária conclusão das obras em curso e a adjudicação das obras em falta.

Todos sabemos que o governo se “marimbou” nesta recomendação.

Todos sabemos que em Fevereiro deste ano o ministro e o secretario de estado reuniram com os três presidentes de câmara e lhes prometeram que iniciavam as obras entre o Alto de S. João e S. José no prazo máximo de 30 dias.

Todos sabemos que até ao momento, quatro meses passados, o governo não iniciou coisa nenhuma.

Todos sabemos que o governo criou uma comissão para tirar ao projecto eventuais custos desnecessários que o mesmo pudesse conter.

Todos sabemos que o relatório já apresentado por esta comissão recomendava ao governo, entre outras coisas, que devia anular de imediato a suspensão da colocação dos carris, a fim de assim poupar mais de sete milhões de euros de indemnizações aos empreiteiros.

Todos sabemos que o governo fez “orelhas moucas” desta recomendação.

Todos sabemos que já por várias vezes foi defendido por elementos deste governo o alcatroamento do canal e a colocação de autocarros, como solução para o Ramal da Lousã / Metro Mondego.

Todos sabemos que a cabeça de lista do partido socialista numa entrevista ao Diário de Coimbra, publicada na sexta-feira, veio defender a colocação de autocarros em vez de composições sobre carris numa atitude de total desrespeito pelas pessoas.

Todos já percebemos quais as verdadeiras intenções do partido socialista.

Todos sabemos que os mirandenses, lousanenses e conimbricenses estão a ser “tramados” por este governo socialista.

Agora, nesta matéria do Ramal da Lousã / Metro Mondego tudo ficou claro. A solução do PSD é um sistema de transporte sobre carris e a solução do PS são autocarros.

Aos eleitores resta escolher qual a solução que pretendem.

Basta de tanta irresponsabilidade e de tanto desprezo pelas pessoas de Miranda, Lousã e Coimbra.

O que o partido socialista, pela voz da sua cabeça de lista, pretende fazer com o Ramal da Lousã é um crime intolerável contra a dignidade e a qualidade de vida da população.

Termino como comecei deixando aqui um desafio público a Ana Jorge e ao governo do partido socialista.

Demonstrem no terreno o que dizem agora ser as Vossas intenções.

Poupem-se mais de sete milhões de euros.

Comecem de imediato a proceder à colocação de carris. Mas já. Antes das eleições.

Pela minha parte ficarei muito contente se amanhã puder ir ver o início da colocação dos carris na rotunda alcatroada da Lousã.

Sem comentários:

Enviar um comentário